segunda-feira, 5 de maio de 2008

Medidas de Superfície

Não se sabe ao certo quando foi usado pela primeira o cálculo da área de uma superfície. O que se sabe é que é algo muito antigo, antes mesmo de Cristo. No Egito Antigo, essa noção era utilizada para calcular o valor do imposto que um agricultor tinha que pagar ao faraó pelo uso da terra nas proximidades do rio Nilo. O valor de tal imposto era proporcional à extensão de terra que o agricultor possuía.

Atualmente, podemos citar vários exemplos de aplicação do cálculo da área de uma superfície: para saber a extensão de um terreno rural ou urbano, para estimar a área da superfície de um rio, para calcular o valor da área de uma figura geométrica, etc.

Como a unidade padrão de comprimento é o metro (m), a unidade padrão de superfície é o metro quadrado (m²). Assim como na unidade de comprimento, a unidade de superfície tem seus múltiplos e submúltiplos, que são usados para medir superficies maiores ou menores do que o metro quadrado. Os múltiplos são o quilômetro quadrado (km²), o hectômetro quadrado (hm²) e o decâmetro quadrado (dam²); os submúltiplos são o decímetro quadrado (dm²), o centímetro quadrado (cm²) e o milímetro quadrado (mm²).


Cada unidade de medida de superfície vale 100 vezes a unidade imediatamente inferior. Para fazer-se uma mudança de unidade entre as medidas de superfície, deve-se multiplicar, se a mudança for de uma unidade maior para uma menor, ou dividir, se a mudança for de uma unidade menor para uma maior, dependendo do número de unidades mudadas. Para tornar tal procedimento mais simples, pode-se deslocar a vírgula para a esquerda ou direita, dependendo da mudança. Para cada unidade mudada, a vírgula se desloca duas casas decimais para a esquerda ou para a direita.

Maior -> Menor: deve-se multiplicar por 100 para cada unidade mudada, ou seja, para cada unidade mudada, a vírgula se desloca duas casas decimais para a direita.
Ex: 0,09 m² para cm²
Haverá a mudança para duas unidades de superfície inferiores, assim, desloca-se a vírgula quatro casas para a direita.
Portanto, o valor será de 0,09 x 10000 = 900 cm²

Menor -> Maior: deve-se dividir por 100 para cada unidade mudada, ou seja, para cada unidade mudada, a vírgula se desloca duas casas decimais para a esquerda.
Ex: 2000 dm² para hm²
Haverá a mudança para três unidades de superfície superiores, assim, desloca-se a vírgula seis casas para a esquerda.
Portanto, o valor será de 2000 : 1000000 = 0,002 hm²

8 comentários:

Unknown disse...

Eu adorei esse site
Tinha tudo que eu queria para meu trabalho de matemática
Uffa!!!
Me falvou
Xau
Bj

Unknown disse...

Noooooooosa eu babeiii
kkkkkk²

Unknown disse...

Caramba,isso é muito fácil,que merda.Não acredito que vim procurar isso u.u

Anônimo disse...

ainda bem que ache esse site tiive ke faze meu trabalho de matematica ufaa me salvou assim ke termina vou joga bully pra ps2

GuilhermeeBueno disse...

Site fantástico meu, se não fosse ele eu nunca ia entender esse negócio de conversão e pá.
Deemais mesmo.

Unknown disse...

noossa gostei muito desse site me ajudou muito

Unknown disse...

gostei dessa explicação, vai me ajudar na minha prova!

Unknown disse...

Merda