terça-feira, 20 de maio de 2008

Volume

Volume de um sólido é a quantidade de espaço que esse sólido ocupa. Nesse cálculo, temos que ressaltar as três dimensões do sólido, observando o seu formato. O entendimento de volume é usado, mesmo que intuitivamente, em nossas ações no dia-a-dia, por exemplo: antes de estacionar um carro, calculamos mentalmente o espaço do carro e verificamos se tal espaço é compatível com as dimensões do carro, ao instalar uma TV em um móvel, conferimos, primeiro, se o espaço disponível pode comportar a TV, entre outros exemplos.

Alguns sólidos geométricos são formados por polígonos e esses polígonos recebem o nome de faces do polígono. Já o segmento que une duas faces do polígono recebe o nome de aresta do sólido. Assim como no cálculo da área, o cálculo do volume de um sólido depende do formato do sólido. Mas, de forma geral, o volume de um sólido geométrico é calculado a partir do produto de sua base por sua altura. Por enquanto, calcularemos o volume de alguns sólidos, como: o paralelepípedo retângulo, o cubo e o cilindro.

Paralelepípedo Retângulo



O paralelepípedo retângulo é um sólido cujas seis faces são retângulos. Para calcular o volume do paralelepípedo retângulo é necessário fazer o produto da área de sua base pela altura. Mas, como a base do paralelepípedo retângulo tem o formato retangular, exprimimos o valor de sua área por b x c. Portanto, se multiplicarmos o valor da área da base pela altura (a) do paralelepípedo retângulo, acharemos o valor do volume (V) desse sólido:

V = a x b x c

Cubo



O cubo é um sólido geométrico cujas seis faces são quadrados de mesmo lado. Para calcular o volume do cubo é necessário fazer o produto da área de sua base pela altura. Mas, como a base do cubo é um quadrado de lado a, o valor de sua área é, então, definido pelo lado ao quadrado (a²). Sendo assim, se multiplicarmos o valor da área da base pela altura (a) do cubo, acharemos o valor do volume (V) desse sólido:

V = a x a x a ou V = a³






Cilindro



Cilindro é um sólido geométrico que pode ser entendido como um círculo prolongado até uma altura h. O cilindro possui duas faces iguais e de formato circular. Para calcular o volume do cilindro, deve-se fazer o produto da área de sua base pela altura. No caso do cilindro, sua base é um círculo, portanto a área de sua base é igual a (pi) x r². Multiplicando esse valor pela altura (h) do cilindro, achamos o seu volume (V):

V = (pi) x r² x h

13 comentários:

Unknown disse...

Parabens!
essas informacoes foram muito ulteis...

Unknown disse...

Parabéns luiz, acho que deveria abrir a pagina de seguidores para as pessoas te seguirem.

\Obrigado pelo conhecimento

Rodrigo disse...

obrigado

Unknown disse...

Meu amigo você está realmente de parabéns, muito claro suas explicações!!!

Unknown disse...

explicação clara, melhor do que muito professor em sala de aula.

Unknown disse...

Matemática é roxedo viu

Unknown disse...

Matemática é roxedo viu

Unknown disse...

tenho uma duvida!
se eu tiver uma quantidade exata de 60m³ e tiver que construir um quadrado para guarda-la nas medias exatas, quais os tamanhos das paredes???

Unknown disse...

no final do calculo do volume do cilindro
nao temos que dividir por 4 no final??

António Ambriz disse...

Obrigado valeu muito.

Unknown disse...

Obrigado

Unknown disse...

Muito Obrigado,min ajudou a fazer meu Trabalho sobre Polígonos!

Unknown disse...

Cara tu é muito bom